quinta-feira, 4 de março de 2010

"ABRIR OU NÃO ABRIR A PINHEIRO MACHADO"

“A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (CUTHAB) –, órgão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, abriu as portas para ouvir as reivindicações de moradores sobre o projeto de abertura da Pinheiro Machado para a Independência.

Na oportunidade, a comissão apresentou aos vereadores o perfil histórico, socioeconômico, cultural e ambiental do bairro. Segundo Maria Alice Kauer, uma das ativas participantes da reunião, foram destacados os aspectos do grande número de estudantes – em torno de 5 mil – que circulam pelas ruas em função dos cursinhos pré-vestibulares, do Colégio Bom Conselho e da Escola Estadual Othelo Rosa.

Foi destacado, principalmente, que as supostas alterações viárias dentro do bairro não trariam nenhum tipo de melhoria para a circulação de veículos.

Ao contrário, atravancariam ainda mais as ruas estreitas e congestionariam mais ainda a Avenida Independência, que, da Barros Cassal até a Ramiro Barcelos, já conta com sete sinaleiras.

Ao final da reunião, os membros da CUTHAB comprometeram-se a gestionar, em regime de urgência junto à Empresa Pública de Transporte e Circulção (EPTC), para que essas modificações no trânsito sejam imediatamente suspensas, uma vez que a entidade responsável pelo trânsito da Capital confirmou ao vereador Nilo Santos que já havia batido o martelo sobre o assunto.”


--------------------------------------------------------------------------------

O projeto de abertura da Rua Pinheiro Machado para a Avenida Independência foi motivo de reunião entre moradores da região e vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação, na semana passada. Na edição de 17 de dezembro, o ZH Moinhos publicou em sua capa matéria em que a comunidade pedia uma audiência com a prefeitura.

Muitos comentários de leitores a respeito da alteração viária pensada pela EPTC indicavam contrariedade com o projeto. No encontro com os vereadores, ficou acertado que serão buscadas mais informações sobre a mudança pretendida para a Pinheiro Machado.

– A comissão ficou bem sensível às reivindicações. Abraçaram a causa no sentido de verificar em que pé está a situação – disse o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi), Diônio Roque Kotz.

Presente ao encontro, o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), contou ter entrado em contato com a EPTC para ter mais dados sobre a ligação da rua com a avenida. Melo afirmou que não conhece o projeto e ressaltou a vontade da comunidade de querer discutir o tema:

– Pedi à EPTC todo e qualquer estudo que exista sobre a matéria. Pedi também ao secretário Luiz Afonso Senna que se debata o assunto.

Ainda não há previsão de que a obra seja realizada. A junção da Pinheiro Machado com a Independência faz parte de um conjunto de medidas que têm por objetivo melhorar o trânsito na região. As obras correspondem a contrapartidas a serem efetuadas na região pelo Shopping Total.

O primeiro trabalho nesse sentido estava marcado para ocorrer no último fim de semana de fevereiro. É o recorte de parte da calçada da 24 de Outubro com a Ramiro Barcelos para promover um raio de giro mais amplo à passagem de veículos.

– Temos que instalar um semáforo provisório na 24 em direção à Ramiro. É um projeto com mais intervenções, e para a Pinheiro Machado não está previsto início, ainda – informou a gerente de Planejamento de Trânsito e Circulação da EPTC, Carla Meinecke.


PAULO RENATO RODRIGUES

Texto copiado na íntegra do ZH Moinhos (04 de março de 2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário